top of page

Receita Federal iniciará fiscalização nas empresas ainda em 2020

Atualizado: 30 de out. de 2020



Fiquem atentos, a Receita Federal baixou um comunicado informando que ainda neste ano iniciará uma operação de malha fiscal junto aos contribuintes sujeitos ao Sped.


Nesta fiscalização será feita uma análise dos dados declarados pelas empresas, assim como um cruzamento das receitas informadas nas diversas declarações prestadas, tais como: ECF x EFD x EFD-C x Decred x e-Financeira.

Informa, ainda, que o primeiro lote de comunicação alcançará as empresas jurisdicionadas à Delegacia da Receita Federal de Guarulhos e, em seguida, para todas as demais empresas do território nacional. Informa, também, que o período a ser examinado é relativo ao ano-calendário de 2018, podendo retroagir para os últimos 5 anos.

Encontrando divergências entre as declarações, será concedido um prazo para autorregularização, o que poderá ser feito por meio de retificação das declarações prestadas.

As empresas que, intimadas, não conseguirem regularizar dentro do prazo concedido pelo fisco, poderão sofrer uma elevada multa, inclusive seus administradores responderem por crimes contra a ordem tributária. Por esse motivo, aconselhamos iniciar de imediato uma revisão em suas declarações, corrigindo eventuais inconsistências de forma espontânea.

Sabemos que a maioria das empresas possui uma estrutura fiscal/tributária bastante reduzida o que, muitas vezes, impossibilita a realização deste cruzamento de dados.

Pensando nisto, a Consultax desenvolveu um programa de trabalho especificamente voltado ao cruzamento de dados entre as declarações e coloca-se à sua disposição para esse importante trabalho.

Para mais informações e esclarecimentos, favor entrar em contato pelo telefone 11 3253-3222 ou pelo e-mail: contato@grupoconsultax.com.br.

Venha conhecer a Consultax.

bottom of page